Conheça o projeto "Cultura Itinerante"



O Ponto de Cultura Itinerante – Oficinas de Arte na Comunidade - é um projeto de arte educação que pretende ao longo de três anos, desenvolver atividades de inclusão nas comunidades urbanas de Amparo, possibilitando o acesso aos meios de produção e difusão das artes e da cultura local. Propõe ações de incentivo à cultura, além do aumento na produção artística local, permitindo o acesso dos cidadãos aos bens culturais. É resultado de parceria entre Associação das Damas de Caridade e da Cômpito Projetos Sócio-Culturais que desenvolve ações com arte educação.

Como proposta as oficinas irão apresentar o cinema como a 7ª arte, tomando todas as outras como elementos de conjugação e criatividade estética. As oficinas terão duração de oito meses em cada comunidade, nas quais serão trabalhados seis Módulos de artes: Literatura – Contação de Histórias e Incentivo à leitura; Desenho e Artes Plásticas; Fotografia; Música; Artes Cênicas; Dança e Coreografia; Cinema Audiovisual – Conclusivo. Os dois meses finais serão dedicados à finalização da oficina com a produção de um vídeo de curta-metragem. 

Além das oficinas haverá exibição de filmes para que a comunidade e os participantes das oficinas possam ter contato com filmes que estão fora do circuito comercial, oferecendo uma oportunidade de entretenimento na comunidade. Será organizado um centro de cultura digital em local de fácil acesso, no centro da cidade, para que os alunos participantes possam realizar pesquisas, consultas, visitar sites relacionados a arte e a cultura, visitar museus digitais, além de postar e compartilhar todo material produzido a partir das oficinas. Haverá uma biblioteca/acervo itinerante durante o período de realização da oficina em cada comunidade. Os moradores poderão emprestar livros, estimulando a leitura e o gosto de ler e escrever, fundamental para o aprendizado das artes, o conhecimento das diversas culturas. 

Nossa meta é atuar nas principais Regiões vulneráveis, com relação à situação de crianças e adolescentes no Município, de acordo com os dados apontados no I Diagnóstico da Criança e do Adolescente realizado em Amparo, entre os anos 2009-2010. 

Nesse sentido, irá caracterizar a arte audiovisual como a mais democrática, destacando as suas possibilidades criativas e artísticas acessíveis a todos. As oficinas possibilitarão que crianças e adolescentes de Amparo conheçam como se tornou possível a criação de uma nova forma de conhecimento, expressão artística e relação com a realidade, ao mesmo tempo em que tornará acessível o contato com as diversas expressões artísticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário