“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”
A Casa do Teatro, reduto do Ponto de Cultura Brasil EnCena, abre sua programação 2012 com convidado especial. É o premiado Grupo 59 de Teatro, que se apresenta nos dias 17 e 18 de março com uma homenagem ao centenário de nascimento de Jorge Amado, um dos mais importantes escritores brasileiros.
O espetáculo “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” conta a história de um gato mal humorado que não gosta de conversar com ninguém. Vive sozinho pelos cantos e todos os animais do parque tremem de medo dele, pois acham que ele é mau. Até que numa manhã de primavera, uma linda e amigável andorinha, cheia de curiosidade, resolve conversar com ele e vê que ele não é tão mau como dizem. E dessa simples conversa surge uma história de amor.
A história do amor impossível entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é narrada por um coro de atores que resgata a tradição dos contadores de histórias. Como únicos elementos cênicos, eles assumem personagens e narração, num jogo teatral lúdico e musical, cômico e lírico.
A montagem, dirigida por Cristiane Paoli Quito, é uma homenagem ao centenário de nascimento de Jorge Amado, um dos mais importantes escritores brasileiros. Jorge Amado nasceu na Bahia, em 1912, e teve obras como “Gabriela, Cravo e Canela”, “Capitães da Areia” e “Tieta do Agreste”, traduzidas para dezenas de países e adaptadas para o cinema, o teatro e a televisão.
Este espetáculo foi vencedor do Prêmio Nascente 2010, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade de São Paulo (USP). Recebeu três indicações ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2011, nas categorias Direção, Elenco e Grupo Revelação, sendo premiado na última. Participou do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT 2011, do V Festival Internacional Paidéia de Teatro para Infância e Juventude, em São Paulo, e do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba 2011, entre outros.
O Grupo 59 de Teatro é o encontro artístico de 15 atores formados pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP). Atualmente trabalha na manutenção de seu repertório de três espetáculos, que mesclam elementos da criação coletiva, da musicalidade na cena, e da investigação do processo criativo do ator. Recebeu o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2011 na categoria Grupo Revelação.
“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”
Com o Grupo 59 de Teatro
Direção de Cristiane Paoli Quito
Duração: 60 minutos
Classificação etária: Livre (recomendado para maiores de 6 anos)
Dias 17 e 18 de Março
Horários: Sábado, 20:00h, Domingo, 19:00h.
Local: Casa do Teatro – Rua Barão de Campinas, 619, Centro, Amparo-SP.
Entrada franca – Retirada de ingressos 1 hora antes da apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário