Pontos de Cultura promovem espetáculo gratuito


 “O Mambembe” comemora um ano das atividades dos Pontos

Os projetos “Brasil EnCena”, da Cia Arteatrando, “Integração com Dança”, do Centro de Dança Adriana Spinelli, e “O ser humano esse gigante”, da Associação Guarda Mirim de Amparo, promoverão de 4 a 13 de maio o espetáculo “O Mambembe”, de Artur Azevedo e José Piza. As nove apresentações comemoram um ano de atividades dos Pontos e acontecem na Casa do Teatro, na Rua Barão de Campinas, 619, Centro, e têm entrada gratuita. O número de vagas por apresentação é de 150 lugares e o ingresso precisa ser retirado com a antecedência de meia hora do início do espetáculo. 

A mistura de teatro, dança, cinema e música ajudará a contar as aventuras de uma trupe de artistas que percorre o interior promovendo espetáculos e enfrentando diversas dificuldades. O espetáculo “O Mambembe” traz a luta cultural. Considerada uma das comédias mais importantes do teatro nacional, já foi representada em grandes palcos nacionais e com artistas como Fernanda Montenegro. A peça, escrita em 1904, foi uma importante iniciativa de Arthur Azevedo e sua campanha para que o Rio de Janeiro – capital federal na época - tivesse a construção de seu Teatro Municipal, o que ocorreria somente quatro anos depois. 

“As apresentações são a forma de voltar para a população o investimento que foi feito nos nossos trabalhos, visto que foi dinheiro público. É nossa obrigação dar esse retorno proporcionando cultura para a cidade. Além, de mostrar a importância de um teatro municipal para a cidade. Artur Azevedo lutou por isso em 1904 e nós hoje estamos na mesma empreitada”, conta o diretor artístico do “Brasil EnCena”, Alexandre Cruz. 

Desde abril do ano passado, os alunos dos Pontos de Cultura têm aulas gratuitas através de um convênio firmado entre a prefeitura e o governo federal pelo Programa Cultura Viva, criado pelo gestor cultural Célio Turino enquanto esteve à frente da Secretaria de Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. “Integração com Dança” trabalha com crianças e adolescentes de sete a quatorze anos proporcionando acesso às diversas modalidades de dança como ballet clássico, contemporâneo, jazz, dança de rua e folclórica. “Brasil Encena” promove aulas teóricas e práticas (vivências), pesquisa e criação com a finalidade de desenvolver habilidades como corporeidade, vocalização, noções de história da arte, leitura e produção textual, e “O Ser Humano, esse Gigante” é um projeto desenvolvido para jovens de 14 a 17 anos, que atende alunos nas atividades de orquestra e coral. Todos os projetos têm como público prioritário estudantes da rede pública de ensino e aqueles que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Informações sobre o espetáculo podem ser obtidas na Casa do Teatro, pelo telefone (19) 3808-1732.

SERVIÇO
04 de maio, às 20h
06 de maio, às 17h e 20h
08 e 09 de maio, às 10h
10 de maio, às 15h
11, 12 e 13 de maio, às 20h
LOCAL | Casa do Teatro, Rua Barão de Campinas, 619, Centro, Amparo/SP
EVENTO GRATUITO | Retirar ingresso com meia hora de antecedência do início da apresentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário