Ponto de Cultura se apresenta em Três Pontes e Jd. Camanducaia


“Brasil EnCena” finaliza a saga que levou
arte aos bairros e distritos



O Ponto de Cultura Brasil EnCena, da Cia. Arteatrando, tem no espírito a máxima do compositor e cantor Milton Nascimento, a qual o “artista vai onde o povo está”. Neste final de semana, mais dois lugares da cidade receberão a trupe com o Projeto Mambembando. No dia 21, sábado, às 16h30, o espetáculo acontece em frente ao Salão Paroquial do distrito de Três Pontes, e no domingo, dia 22, também às 16h30, é a vez do Jardim Camanducaia, na praça em frente à Igreja Matriz de São João. As duas apresentações finalizam a saga da trupe pela cidade. 

O Projeto, que já passou pelo bairro do São Dimas, distrito de Arcadas e centro, traz os dois primeiros atos do espetáculo “O Mambembe”, escrito por Artur Azevedo e José Piza em 1904, e narra as aventuras de uma trupe de teatro pelo interior do país. A peça foi uma importante iniciativa de Arthur Azevedo e sua campanha para que o Rio de Janeiro, a capital federal na época, tivesse a construção de seu Teatro Municipal, o que ocorreria somente quatro anos depois. 


“Pretendemos formar público de teatro nos bairros, contribuindo para que quando a nossa cidade tiver um teatro municipal, ele não seja um ‘elefante branco’, sem utilidade e somente a serviços de formaturas e eventos oficiais do governo, como acontece em muitas cidades, até mesmo aqui da nossa região”, explica o diretor artístico, Alexandre Cruz.  
 
O Ponto de Cultura começou no último dia 8 de abril, aniversário da cidade de Amparo, um abaixoassinado para que a construção de um teatro municipal seja uma das prioridades do novo governo municipal, que inicia no próximo ano. “Iremos entregar essa lista com as assinaturas a todos os pré-candidatos a prefeito para mostrar a importância cultural de um espaço assim para a cidade de Amparo. Como Artur Azevedo e José Piza lutaram para que o Rio de Janeiro tivesse um teatro, estamos fazendo nossa parte”, completa Cruz. 

O espetáculo “O Mambembe” acontecerá de 4 a 13 de maio, na Casa do Teatro, e contará com música ao vivo da orquestra e coral do Ponto de Cultura “O Ser humano, esse gigante”, da Associação Guarda Mirim de Amparo, danças do Ponto “Integração com Dança”, desenvolvido por Adriana Spinelli, e participação do “Ponto de Cultura Itinerante”, da Associação das Damas de Caridade.

As apresentações deste final de semana contam com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura.



SERVIÇO 
21 de abril de 2012 – Três Pontes 
22 de abril de 2012 – Jd. Camandocaia 
Horário: 16h30 - Evento gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário