Em Americana ...

Foto no primeiro dia de encontro


Rede dos Pontos de Cultura participa de capacitação

Encontro na cidade de Americana reuniu projetos da região de Campinas 



Cinquenta Pontos de Cultura de trinta cidades da região participaram, nos dias 21 e 22 de junho, da última e 9ª etapa do 5º Encontro de Capacitação promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura e Comissão Paulista dos Pontos de Cultura, que acontece desde abril deste ano. Os cinco projetos da Rede de Amparo/SP estiveram presentes e acompanharam palestras e manifestações culturais, além de conhecer outros Pontos da região, que pertencem à chamada Teia Regional. 

O evento foi sediado pela cidade de Americana e contou com a presença de um representante do Ministério da Cultura, Valério Benfica, da gestora dos Pontos de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura, Antonieta Dertkigil, e da Comissão Paulista, Alessandro Azevedo. 

“Os encontros promovidos foram idealizados a partir da vivência dos Pontos, em um processo de baixo para cima”, explicou Azevedo. Os temas que fariam parte dos encontros foram elaborados pela Comissão Paulista através dos fóruns e conferências que realizam. 

No primeiro dia de encontro, os ponteiros acompanharam uma palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura e outra sobre as prestações de conta. Já na sexta, o assunto era “Economia Criativa”, que trouxe temas como sustentabilidade e diversidade cultural. 

“A capacitação foi importante para melhor compreendermos o Ponto de Cultura no aspecto administrativo e o alcance do seu objetivo, com o desenvolvimento das atividades do Programa Cultura Viva, como ações socioculturais em suas comunidades”, relatou Fábio Amaral, coordenador do Ponto de Cultura Integração com Dança.

Ex-ministro Gilberto Gil fala sobre os Pontos de Cultura

foto: Marlene Bergamo 

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o ex-ministro da Cultura (2003-2008), Gilberto Gil, falou da situação dos Pontos de Cultura. Para ele, a atual administração, da ministra Ana de Hollanda, teve um desânimo administrativo. Confira esse trecho da entrevista:


Juca Ferreira, seu sucessor, disse que houve descontinuidade na gestão da Cultura, com Ana de Hollanda.Depende da área. O licenciamento por "creative commons" que implementamos foi revisto. Ao mesmo tempo que deixaram de usar as licenças "creative", não criaram uma licença pública própria, como Austrália e Inglaterra fizeram. OK, você não ter o "creative" por se tratar de uma "marca" americana; mas então que se crie alguma licença pública para atender a esse tipo de interesse.
Os pontos de cultura, que eram uma de suas principais bandeiras, desidrataram.É o que ouço em geral por aí. De alguma maneira houve um certo desânimo gerencial, administrativo, institucional, por parte do ministério. Mas tomo o cuidado de não monitorar a gestão atual: ela precisa ter autonomia para ser diferente também. 
Que balanço você faz de sua gestão?No Brasil predominava uma visão muito eurocentrista e "civilizada" sobre a produção cultural. As manifestações propriamente populares eram vistas como uma coisa chula da periferia, e o combate que o funk carioca sofre é um exemplo disso. Em minha gestão procuramos dar atenção ao protagonismo popular e à autogestão. Esse viés era uma coisa do governo Lula e que os críticos gostam de dizer que era populista. Já eu prefiro responder que esse governo era popular.

Para ler na íntegra a entrevista, clique aqui.

5º Encontro de Capacitação | Alessandro Azevedo

Durante o encontro em Americana, o ator/palhaço/diretor Alessandro Azevedo, da Comissão dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo e do Ponto de Cultura "O mundo é um moinho", nos brindou com essa poesia. Vejam que interessante.


5º Encontro de Capacitação | Fotos



Vejam algumas fotos do 5º Encontro de Capacitação dos Pontos de Cultura, ocorrido nos dias 21 e 22 de junho, na cidade de Americana. Em algumas das fotos, aparecem alguns de nós, da Rede dos Pontos de Cultura de Amparo/SP.

Fonte das fotos: Facebook das Teias Regionais dos Pontos de Cultura.
* clique na foto para ampliá-la.












A Casa do Teatro de janelas abertas para as estrelas

Neste domingo, dia 24, a Casa do Teatro - reduto do nosso Ponto de Cultura Brasil EnCena - tem espetáculo infantil.

clique na imagem para ampliá-la



Aguardem ...


Nossa Rede em encontro dos Pontos de Cultura


Nos dias 21 e 22 de junho, representantes dos Pontos de Cultura da nossa rede estarão em um encontro na cidade de Americana para uma Capacitação.


Na pauta, o Sistema e Plano Nacional da Cultura – MinC, Gestão ( Plano de Trabalho, Prestação de Contas, Relatórios, processo de três orçamentos e modelo de contratação), Economia Criativa / Solidária / Sustentabilidade, Redesenho do Programa, Lei Cultura Viva Paulista, Propostas para o novo edital e ação em rede.


Bastidores de "O Mambembe"

Confira algumas cenas dos bastidores do espetáculo "O Mambembe", no dia 4 de maio de 2012, produzido pelos Pontos de Cultura "Integração com Dança", "Brasil EnCena" e "O ser humano, esse gigante".


A dama e o vampiro | Ponto de Cultura Itinerante



Vídeo de animação realizado por adolescentes do Jd. São Dimas, em Amparo-SP, na oficina de stop motion do Ponto de Cultura Itinerante, realizada de outubro a dezembro de 2011.

Abertas inscrições para curso de cinema


Aluno durante aula de construção de personagens com massinha de  modelar


O Ponto de Cultura Itinerante, da Associação das Damas de Caridade de Amparo/SP, está com inscrições abertas para a oficina de cinema. Os interessados em participar podem entrar em contato e fazer a inscrição pelo telefone 3808-4173 (com Mara) ou pelo e-mail pcitinerante@gmail.com (colocando no assunto “Inscrição Oficina”) informando nome, idade, endereço completo, telefone e e-mail. Haverá um levantamento e os bairros que tiverem turmas com no mínimo dez interessados receberão a oficina. Não há pré-requisitos, faixa etária e as aulas são gratuitas. A oficina tem duração de seis meses e os dois últimos são dedicados a realização de um curta-metragem digital.

Através do audiovisual, o projeto busca trabalhar diversas formas de arte como a literatura – contação de histórias e incentivo à leitura -, desenho e artes plásticas, fotografia, artes cênicas, além, claro, do cinema.  “Queremos que as pessoas se divirtam nas oficinas; que produzam se divertindo”, conta o responsável técnico pelo projeto, Jailton Evangelista.

Durante o primeiro ano do projeto como Ponto de Cultura, os bairros do Jardim Brasil e Jardim São Dimas receberam a oficina. Agora, a ideia é estender a outros lugares do município de Amparo, em especial aos distritos de Três Pontes e Arcadas. Alguns trabalhos realizados pelo projeto estão disponíveis no canal do Ponto no YouTube, em http://www.youtube.com/CulturaItinerante 

Segundo o Ministério da Cultura, “Ponto de Cultura é a ação principal de um programa do Ministério da Cultura chamado Cultura Viva, concebido como uma rede orgânica de gestão, agitação e criação cultural. O Ponto de Cultura não é uma criação de projetos, mas a potencialização de iniciativas culturais já existentes”.

logo do Brasil EnCena

Pessoal, o logo do Ponto de Cultura Brasil EnCena mudou um pouco para esse ano do projeto. Acrescentamos um "ano 2" nele. O que acharam?